Agosto 2014 - Preparando o caminho do Senhor

31/07/2014 11:00

“Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele.” Mt 3.3

 

1ª semana – Você é escolhido para pregar o Reino do Senhor (Lc  1.76-79) O nascimento de João Batista, foi fruto da oração de seus pais e assinalou um importante evento na história da redenção humana. Filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, ambos idosos e tementes a Deus, sua missão foi preparar o caminho para Jesus. Sua mensagem era de arrependimento, perdão e restauração de Israel e sempre apontava para a pessoa de Jesus. Hoje, a Igreja é escolhida para preparar o caminho do Senhor, dar às pessoas conhecimento da salvação mediante o perdão dos seus pecados e guiar os pés daqueles que ainda não conhecem a Palavra, a caminhos de paz. João Batista foi corajoso para lutar contra o pecado e pregar a redenção. Com ousadia, consagração e compromisso com Deus, sejamos nós os ‘joões batistas’ desta geração.

 

2ª semana –Entendendo o batismo de João (Lc 3.21a) – O próprio João Batista deixou claro que seu batismo tinha como objetivo preparar o caminho do Senhor. “Eu vos batizo com água para arrependimento.”(Mt 3.11) As purificações com água eram importantes para os judeus devido sua simbologia com o dilúvio e a travessia do Mar Vermelho. Em ambas as situações, Deus usou a morte na água como sinal de julgamento para o povo desobediente. O batismo de João nos ensina que nas águas morremos devido aos pecados que nos separam de Deus, mas, se nos arrependermos, ressurgimos livres de toda a condenação. Por isso, no batismo nas águas, o discípulo mergulha e logo emerge altivo mediante a convicção da obra redentora de Jesus. O batismo é uma declaração de fé, de entrega e de renúncia e deve ser feito com entendimento.

 

3ª semana – Reconhecendo a superioridade daquele que nos enviou para proclamar o Evangelho (João 3.27-30) João Batista anunciou o advento do Messias e o apontou como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29). Falava ainda de que não era digno ao menos de desatar as sandálias de seu Mestre (João 1.27). Este evangelista preparava o caminho com foco no Noivo. Hoje, devemos evangelizar com o intuito de fazer discípulos para Jesus, apresentando às pessoas o plano de salvação e ensinando-as a desenvolver o caráter de Cristo. É inconcebível que percamos tempo ou que usemos nossos dons e credibilidade com desentendimentos, autoexaltação e competições para provar quem somos e o que podemos realizar. Sempre que falarmos de Jesus para alguém, apresente-O com paixão e fé na pessoa d’Ele. Incentive as pessoas a desenvolver relacionamento com Deus.

 

4ª semana - Ainda que estejas no deserto, evangelize. (Jo 1.23) Anunciar Jesus era a missão da vida de João Batista. Deus contava com seu desprendimento e autoridade. No deserto, João tornou-se a voz de Deus e contava com discípulos que o seguiam e o ajudavam a batizar. Hoje o Senhor quer tirar dos desertos todos os que estão dispostos a preparar o caminho do Senhor (Lc 1.80). Multidões estão no Vale da Decisão (Jl 3.14), pois o Dia do Senhor está próximo. Mediante esta realidade, ao aceitarmos o chamado de Deus, nos esforcemos para tirar os olhos do deserto e foquemos no lagar (Jl 3.12-13), pois a colheita está madura. Este é o tempo da Igreja e vivemos em uma terra que dá liberdade de pregar o Evangelho. Pregue em tempo e fora de tempo, tenha um bom testemunho. Preparemos o caminho do nosso Mestre. Para finalizar, jamais esqueça de que a geração de João Batista já passou. Esta é a sua geração. Evangelize em qualquer circunstância!