Palavra das células de crianças e de adolescentes: Célula, uma ótima oportunidade de evangelizar

17/04/2015 23:31
 

“E perseveraram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” Atos 2:42

 

Incentive seus filhos a participarem de uma célula de crianças. Foto: Wesley Vargas

 

1ª semana: Por meio das células podemos evangelizar (Mc 16.15; At 2.44, 46-47)

Devemos frequentar uma célula para que possamos estar perto, adorar a Deus e evangelizar através da pregação e compartilhamento da palavra do Senhor. Em Atos 18:2-3, a bíblia nos conta que o apóstolo Paulo conheceu um casal chamado Priscila e Áquila, que foram expulsos de Roma por levarem a palavra do Senhor às pessoas.O casal se tornou amigo de Paulo e faziam cultos em sua casa. Os dois são elogiados na Bíblia por mostrarem excelentes obras cristãs e por receberem muito bem as pessoas nas reuniões em sua casa, tanto emRoma como em Éfeso. Em Romanos 16: 3-4, o apóstolo Paulo agradece  ao casal por ser seus cooperadores (ajudadores) em levar a palavra de Deus às pessoas, mais ainda, os agradece por arriscarem suas próprias vidas para estar em comunhão com Paulo. Esse exemplo nos mostra que devemos ter comunhão com aqueles que acreditam na palavra do Senhor, e é na célula onde conseguimos isso.

 

 

2ª semana: Por que devo frequentar uma célula? (1Co 12.12)

 Na biologia, ou em ciências, aprendemos que a célula é a menor parte de um organismo vivo, é uma porção pequena do nosso corpo. Assim, também é a célula em nossa igreja, uma pequena parte, ou um pequeno grupo reunido fora da igreja, nas casas. Nela, podemos compartilhar da palavra de Deus, orar, exercer a comunhão com nossos irmãos, e o mais importante, levar os “novos” a conhecerem os caminhos do Senhor. Por ser um grupo menor de pessoas, na célula é possível ter mais proximidade com todos, assim, exercendo maior cuidado com nossos irmãos em Cristo. No início da igreja primitiva, não havia templos, era nas casas que o povo se reunia, e isso foi maravilhoso, pois houve um crescimento enorme na igreja. Em Atos 20:20, o apóstolo Paulo disse que jamais havia deixado de anunciar o que era importante e ensinar de forma pública, de casa em casa, a palavra do Senhor. Esse é o modelo da nossa igreja, é dessa forma que devemos trabalhar, alcançando, a cada dia, o maior número de pessoas para o Senhor Deus.

 

 

3ª semana: Por que devo convidar outras pessoas para ir a célula? (Mt 10:8)

Para nos mantermos vivo no corpo de cristo. Assim como em nosso corpo, uma célula só permanece viva se alimentarmos ela. Uma célula sadia, deve haver oração, comunhão e evangelizar. Só haverá crescimento se cada um fizer a sua parte: O anfitrião deve receber bem as pessoas, o líder deve tratar todos com muito amor, e todos devem estar dispostos a evangelizar. Todos devemos cumprir o “ide” (Mateus 28:19-20), todos fazemos parte da grande comissão de Jesus. Jesus quer que façamos discípulos e não membros da igreja, devemos amar, ensinar e enviar nossos discípulos a fazerem o mesmo. Vamos criar estratégias para trazer amigos, vizinhos, colegas. Vamos amar as pessoas fazendo assim, a vontade de Deus.

 

 

4ª semana: Por que devo me tornar um líder de célula? (1 Tm 3.1)

Em Marcos 15:21, a bíblia nos conta a respeito de um homem que carregou a cruz de Jesus. Em um primeiro momento podemos pensar: Aquele homem ajudou Jesus a carregar a cruz que estava pesada! Porém, não podemos esquecer que aquela cruz não era de Jesus, ele não havia cometido nenhum crime ou pecado, Jesus é quem estava carregando algo que não era seu. Muitas vezes, nos esquecemos de olhar para os problemas dos irmãos, por não entendermos que somos um só como corpo de Cristo, como parte da igreja. Simão carregou a cruz para Jesus, porém foi ele quem morreu nela. Simão representa todos aqueles que se empenham na obra de Cristo, fazendo alguma coisa em favor do Mestre. Ele teve coragem para agir, não se envergonhou, inclusive ele levou a palavra de Deus à sua esposa e seus filhos (Alexandre e Rufo), que se tornaram ajudadores de Paulo na missão de evangelizar (Romanos 16:13).Ser líder é assumir um compromisso com Deus e com os irmãos, é estar pronto a cuidar, amar, repreender, quando necessário, mas acima de tudo, é uma honra que vem do próprio Deus.